AVES DE GOIÂNIA

 
Fundada em 24 de outubro de 1933, Goiânia foi planejada com capacidade inicial para 50 mil pessoas, tendo como modelo um traçado urbanístico do tipo radial concêntrico, tendo a Praça Cívica como centro.
 
Calcula-se que existam na Terra cerca de 8.600 espécies de aves e que a terça parte delas se encontra na América do Sul. A avifauna brasileira corresponde a 54% deste valor, possuindo de 1590 a 1600 espécies e subespécies. Novas descobertas deverão ser acrescidas a estes dados pois ainda existem ecossistemas que não foram completamente pesquisados.
 
Neste levantamento ornitológico do município de Goiânia, realizado entre os anos de 1955 e 1986, constatou-se a presença de 254 espécies, abrigadas em 18 ordens e 52 famílias, o que corresponde a quase 20% das aves do Brasil. A presença da vegetação típica do Planalto Central (cerradão, cerrado, campo sujo, campo limpo e brejo) associada a uma vasta área de mata ciliar junto às margens  do rio Meia Ponte, do ribeirão João Leite e dos córregos Capim Puba, Botafogo, Cascavel e Vaca Brava, dentre outros, contribuem para esta numerosa e admirável presença de aves em Goiânia.
 
A sequência apresentada das ordens e famílias, as nomenclaturas e as descrições seguiram as obras de Augusto Ruschi, James L. Peters, Olivério M. de O. Pinto e Rodolphe Meyer de Schauensee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário